Celas em produção: a avaliação das redações dos alunos privados de liberdade pelo docente de língua portuguesa
- Vanilma Karla Barbosa de Freitas
- 11 de ago.
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Corrigir textos dissertativos-argumentativos exige muita dedicação e conhecimento acerca dos processos avaliativos, principalmente quando essas correções se voltam para um gênero tão solicitado em vários exames vestibulares, como no contexto do ENEM PPL. Nesse viés, este estudo objetiva fornecer subsídios teórico-práticos para professores de Língua Portuguesa da EJA de escolas prisionais trabalharem o texto dissertativo-argumentativo seguindo o que preceitua as Competências Avaliativas da redação do ENEM PPL, com isso, os alunos reclusos de liberdade compreenderão como o texto é corrigido e isso possibilitará a produção de textos coerentes com o processo avaliativo do ENEM. O presente estudo é uma pesquisa de abordagem qualitativa e natureza explicativa, cujo corpus são redações produzidas por estudantes de escolas prisionais que foram analisadas a partir de elementos da Análise de Conteúdo Categorial de Bardin, a saber: Competências I, II, III, IV e V. Os resultados demonstram a necessidade do aprofundamento do texto dissertativo-argumentativo no que diz respeito aos seus processos de correção.
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